Recordei-me hoje do menino Tobias.
Tenho uma certeza secreta de que meninos semelhantes ao Tobias só existem no pequenino espaço onde habitam todas as coisas extraordinárias, num pequenino sítio no coração.
Mas o Tobias é tão verdadeiro quanto um homem antigo, um Inverno molhado, um banco gasto de jardim, ou tantas outras coisas.
Verdadeiro mas não certamente semelhante: o Tobias escuta as árvores, os animais, as rochas, a água, a terra, o Sol, o vento…; o corpo é feito de uma primitiva madeira que lhe murmura as mais velhas histórias do mundo; os pequenos lares de telhado azul que carrega são habitados por passarinhos livres e alegres. No mundo que eu vejo, tudo isto é incrível.
A melodia da Terra
Numa noite de estrelas fartas, os passarinhos que pernoitavam no interior do Tobias viram os seus corpos serem transformados em madeira. Se julgam que ficaram amedrontados e aborrecidos, informo que estão enganados. Na verdade, ficaram maravilhados! Desde então, escutam as árvores, os animais, as rochas, a água, a terra, o Sol, o vento… e as mais velhas histórias do mundo.
Quando estiverem quietos na Natureza e no centro onde habitam as coisas extraordinárias, vão decerto ouvir o canto sereno destes passarinhos; é que esta antiga melodia há muito que se espalhou pelo mundo afora.
♥
O Tobias (Where You Live, 2013) foi desenhado pelo artista holandês Johan Potman. É certo que, aos olhos de Potman, ele terá um outro nome e uma outra história; mas para mim, ele é o Tobias, o menino que escuta a Terra.